M Matheus de Souza

Iniciando suas atividades em 1964, M. Matheus de Souza foi o primeiro brasileiro a aplicar as técnicas da Quiropraxia no Brasil. Aos poucos, Matheus de Souza foi percebendo que a aplicação das técnicas básicas, advindas da cultura norte-americana, não se adequava totalmente à realidade brasileira. Por exemplo, no Brasil não era possível solicitar exames complementares, especialmente radiológicos, para um diagnóstico preciso, uma vez que essa premissa só era admitida por médicos.

Em 1967, ele adapta os procedimentos norte-americanos e cria o “Protocolo Básico” uma metodologia de diagnose e sequências de manobras que faz parte do “Método Matheus de Souza” ®: um conjunto de técnicas manuais (avaliação e terapêutica) que uma vez aprendido pode ser aplicado com segurança e eficiência por profissionais da área de saúde.

Entre as décadas de 1960 e 1970, ele participou ativamente de encontros, congressos, simpósios e cursos de pós-graduação e empenhou-se na difusão da Quiropraxia em revistas, programas de rádio e televisão.
Matheus de Souza

Nestes mais de 40 anos de atividade profissional, atendeu e auxiliou a recuperação da saúde de um grande número de pessoas, através de procedimentos manuais. Além disso, lutou junto a outros profissionais pela legitimação científica da Quiropraxia e pela regulamentação da profissão, como é possível conferir na cronologia a seguir.

• 1980 – Fundou o Instituto Brasileiro de Quiropraxia (IBRAQUI), que mantém acesa a chama dos ideais de seu fundador.
• 1988 – Fundou Associação Nacional de Quiropraxia (ANQ), onde sempre atuou como presidente, sendo reeleito por mais cinco mandatos.
• 1992 – Participou como um dos fundadores da Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ), atuando como Secretário Geral até 1994.
• 1994 – Foi colaborador convidado do Ministério do Trabalho para a confecção da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO-94).
• 1997 – Nomeado consultor e professor convidado, da primeira turma de alunos do Curso de Habilitação Técnica em Quiropraxia do Senac – Unidade Tiradentes em São Paulo (SP).
• 1999 – Nomeado consultor da Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo (SP) para a criação de um projeto inicial destinado á implantação do Curso de Graduação em Quiropraxia.
• 2002 – Participou como convidado na realização dos trabalhos conjuntos do Ministério do Trabalho, Universidade de São Paulo e FIPE, para elaboração do CBO-2002.
• 2004 – Funda o IMAS – Instituto Matheus de Souza, para ser a empresa líder do grupo com várias atividades, entre elas, a editora Livros Ibraqui e a Clínica Matheus de Souza – com consultório de atendimento de Quiropraxia ao público, atualmente sob a direção de Évora de Souza.

Publicou as seguintes obras:

• 1985 – Iniciação à Quiropatia, 1ª edição, 7ª edição de 1995 e versão digital em 2005, Editora Ibraqui (SP).
• 1986 – Magnetoterapia – Ímãs para a Saúde (primeira obra a tratar do assunto em língua portuguesa), 1ª edição, 7ª edição de 1996 e versão digital em 2005, Editora Ibraqui (SP).
• 1989 – Autor dos capítulos “Quiropatia” e “Magnetoterapia” do livro “Medicinas Alternativas”, organizado por Paulo Eiró Gonsalves, editado pela Editora Ibrasa (SP).
• 1998 – Como Enxergar Bem Sem Óculos (divulgação do Sistema Bates para recuperação natural da visão) 1ª edição, Editora Ibraqui (SP) e 2ª edição em 2006 Ibraqui-Livros (SP).
• 1999 – Magnetoterapia Para recuperar e manter sua saúde, 1ª edição, Editora Ibraqui (SP) e 2ª edição em 2005, Ibraqui-Livros (SP).
• 2000 – Manual de Quiropraxia – Ciência, Filosofia, Arte e profissão de curar com as mãos, 1ª edição, Editora Ibraqui (SP) e 2ª edição em 2006, Ibraqui-Livros (SP).
Matheus de Souza será sempre lembrado na história e surgimento da Quiropraxia no cenário brasileiro.