O tratamento de Quiropraxia

Quiropraxia só trata de dores nas costas?
Sabe aquela dor nas costas? O mau jeito ao levantar da cama? O torcicolo que incomoda há dias? São pequenos problemas que restringem os movimentos, limitam suas ações, dificultam o trabalho e tiram o humor.

Usando técnicas não invasivas baseadas na manipulação articular, a Quiropraxia trata predominantemente dos problemas originários do sistema neuro-músculo-esquelético (articular, muscular e neurológico) com foco na coluna vertebral que é o grande pilar de sustentação do nosso corpo e demais articulações como: ombro, joelho, quadril, punho, tornozelos, ATM, etc.

A Quiropraxia devolve os movimentos, libera as articulações, diminui ou elimina as dores e melhora as condições naturais do organismo. Tudo isso através de ajustes articulares feitos com as mãos, sem uso de medicação.

A Quiropraxia corrige um complexo de subluxação em qualquer articulação do corpo. Um complexo de subluxação existe quando os ossos de uma articulação se tornam desalinhados ou perdem sua amplitude normal de movimento. Nesses locais ocorrem irritações ou pressões sobre os nervos, que interferem na comunicação entre o cérebro e o corpo (e vice-versa). Com ajustes específicos, o complexo de subluxação será eliminado e a comunicação restabelecida. Assim, a coluna e o sistema nervoso voltam a funcionar corretamente. Para que isso aconteça, estão disponíveis diferentes tipos de tratamento quiropraxista.

Tratamento de Quiropraxia

Quais os tipos de tratamento?
Todo tratamento de quiropraxia começa com um exame inicial e radiografias podem ser recomendadas para determinar a extensão do problema. Além do ajuste, são feitas orientações de exercícios, mudança dos hábitos alimentares e posturais.



Tratamento de alívio Tratamento de alívio
Indicado para o alívio de dor aguda e desconforto. Dependendo do diagnóstico, da idade e da condição física do paciente, o problema pode ser resolvido em um período relativamente curto.

Tratamento Corretivo Tratamento corretivo
Busca eliminar os problemas vertebrais crônicos que requerem um tratamento mais longo. É como se o corpo já estivesse acostumado àquela posição “errada”, e o trabalho da quiropraxia será o de “ensinar” o corpo a aceitar como “normal” esta nova posição.

Tratamento de manutenção Tratamento de manutenção
Ajuda a manter os benefícios alcançados nos tratamentos corretivos e de alívio. Continuando o trabalho de quiropraxia e recebendo ajustes periódicos, o corpo se mantém saudável e previne a volta ou o aparecimento de novos complexos de subluxação. O cuidado da quiropraxia, exercícios e uma dieta saudável permitem uma vida de melhor qualidade e sem dor.


Técnicas de Quiropraxia
A Quiropraxia utiliza procedimentos únicos e específicos da profissão para devolver o alinhamento normal das articulações que estão de alguma forma desalinhadas ou bloqueadas.

A Quiropraxia atende de bebês a idosos, pessoas baixas e altas, gordas e magras, etc, pois não se pode atender um bebê, um homem e uma idosa da mesma maneira. Desta forma, a Quiropraxia possui várias técnicas para que seja possível tratar cada pessoa da melhor maneira possível.

Diversificada
É a mais conhecida, e todos os quiropraxistas a praticam. São os ajustes manuais, que muitas vezes, mas não obrigatoriamente, faz a articulação estalar (o que chamamos de cavitação). Existem mais de 3.000 ajustes quiropráticos, cada um com seu vetor, ponto de apoio, intensidade e velocidade específica. Só o quiropraxista é treinado para saber qual ajuste é o melhor para determinada situação.

Técnicas

Sacro Occipital Technique (SOT), ou Técnica Sacro Occipital
Sacro Occipital Technique (SOT), ou Técnica Sacro Occipital, é assim chamada por causa da relação entre o sacro (osso da base da coluna) e o occipital (osso da base do crânio). Uma das funções do sacro e do osso occipital é o bombeamento do líquido cefalorraquidiano (Liquor) a partir da base da coluna de volta para cima pelo canal espinal ao cérebro e ao longo do sistema nervoso. Como a região sacral e pelve também são responsáveis pela sustentação principal do corpo, quando há instabilidade nesta área, podem surgir vários tipos de disfunções. Estas disfunções são identificadas por testes específicos e enquadram o paciente em “categorias”. Esta técnica, então, visa à estabilização da pelve, o equilíbrio do bombeamento do liquor e à estabilização da coluna, músculos e órgãos. Este é um movimento rítmico e sutil (pulsação) e é muito importante para a saúde que esteja adequado. Essa pulsação surge ainda no feto e é a última a cessar, na morte.

Técnica Sacro Occipital

Activator Chiropractic Technique
Também conhecida como técnica do “ativador” possui o nome do aparelho utilizado para realização dos ajustes. O quiropraxista utiliza testes específicos para que o corpo do paciente gere informações necessárias para a localização e remoção dos complexos de subluxações. Por exemplo, um complexo de subluxação na lombar, leva a uma tensão muscular em áreas específicas do corpo que durante o teste se manifesta assim, o quiropraxista sabe que deve ajustar determinada vértebra e assim o faz. O ajuste é realizado usando o Ativador, que dispara uma força concentrada e regulável, ajustando a área e causando um estímulo proprioceptivo (melhorando a percepção do corpo quanto a ele mesmo).

Activator Chiropractic Technique

Técnica de Thompson e Speed Board
Ambas utilizam o mecanismo de “drop” que possibilita um ajuste leve, pois este mecanismo amplifica o impulso realizado pelo quiropraxista. O “speed board” é uma “pequena tábua” utilizada para correção dos membros (ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé). A Técnica de Thompson utiliza uma maca que possui várias partes móveis com o mesmo mecanismo. O quiropraxista utiliza as técnicas de maneira individual ou associando uma à outra, isso vai depender da necessidade de cada paciente.

Técnica de Thompson e Speed Board

Entre em contato: Tel: 11 5585-9053 | WhatsApp: 11 94440-4656 | [email protected]